Método 5S

É o conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de melhorar seu rendimento no trabalho, modificar seu humor e proporcionar maior segurança através da condução de suas atividades rotineiras.  O método consiste em evitar desperdícios e aumentar a performance sua ou de sua equipe.

Os cinco sensos do método 5S baseiam-se nas cinco palavras japonesas abaixo:

  1. Seiri – Senso de utilização
  2. Seiton – Senso de organização
  3. Seisou – Senso de limpeza
  4. Seiketsu – Senso de asseio e saúde
  5. Shitsuke – Senso de autodisciplina

Seiri – Senso de utilização

O primeiro senso busca deixar o ambiente mais útil através da separação do que é necessário e desnecessário para atividade ali desempenhada. É basicamente separar o joio do trigo. Tudo que não for utilizado para o processo ali desempenhado deverá ser descartado.

Seiton – Senso de organização

Agora que temos apenas o que é necessário, iniciamos a organização do ambiente definindo os locais apropriados para cada material. Nesta etapa, buscamos um local que proporcione maior facilidade na busca das ferramentas, insumos ou objetos. Para isso, mantemos mais próximos os materiais utilizados com frequência e aqueles que eventualmente são utilizados para uma atividade guardamos mais distantes em um local apropriado.

Seisou – Senso de limpeza

Nesta etapa buscamos manter o local limpo e livre de objetos estranhos. Realizamos a limpeza das máquinas e ferramentas utilizadas antes de serem guardadas. Neste momento aproveita-se para inspecionar o material e peças, verificando a necessidade de uma lubrificação ou manutenção do equipamento.

Seiketsu – Senso de asseio e saúde

O seiketsu tem a ver com a parte visual, onde qualquer pessoa seja capaz de distinguir as condições do ambiente apenas com um olhar. O ambiente deve estar em boas condições sanitárias e livre de agentes poluentes. Os comunicados devem ser claros e de fácil compreensão. Deve-se ter um local onde não haja impacto a saúde física ou mental das pessoas.

Shitsuke – Senso de autodisciplina

É a última fase do programa, e trabalha na manutenção das quatro etapas realizadas anteriormente: utilização, organização, limpeza e asseio. Busca-se manter um hábito diário a manutenção destes processos.

O Programa 5 S é muito utilizado nas indústrias em todo o Mundo, mas sua aplicabilidade não está restrita apenas neste ambiente, podendo ser aplicado em escritórios, armazéns, oficinas ou até mesmo em ambientes residenciais. Que tal aplicar estes princípios no seu dia a dia!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança do trabalho em Curitiba e região

fale conosco

(41) 99632-2032

e-mail

contato@ccocupacional.com

Rua Profª Dona Lulu, 564 – Novo Mundo, Curitiba/PR